terça-feira, 10 de setembro de 2019


Registros da Aula de campo 63/UFPE, realizada nos dias 22 e 23 de setembro de 2017 no Parque Nacional do Catimbau (Buíque, Pernambuco), com 12 estudantes de graduação e pós-graduação.

A segunda aula de campo realizada no Parque Nacional do Catimbau (a primeira em 07/10/16, com 10 participantes), envolveu alunos da disciplina de MATERIAIS BIOINSPIRADOS oferecida nos cursos de graduação e pós-graduação no DQF-UFPE.

RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS


Durante a caminhada de 5 horas na tarde e noite do dia 22/09, e de 6h na manhã do dia 23/10, os estudantes puderam identificar, inspecionar e coletar espécimes vegetais da região que sobreviviam a condições extremas de alta temperatura (de mais de 50 graus medido da superfície do solo, e umidade relativa do ar menor que 10%) e escassez hídrica.
As trilhas foram feitas passando por rica biodiversidade, a altitudes que chegaram a 940 metros medidos por GPS, e as coordenadas geográficas de espécies localizadas foram registradas, com registro de imagem, temperatura ambiente e do solo, umidade, luminosidade e intensidade de radiação UV.

Foram levados equipamentos que permitiram a análise in situ de características específicas de espécies vegetais da região, que evoluíram sob estresse hídrico.

O percurso foi feito com auxílio de um guia nativo, passando inclusive nos Cânions e por sítios arqueológicos com pinturas rupestres através de árias propriedades do Vale do Catimbau, entre o final do agreste e início do sertão pernambucano.
Todos os cuidados necessários, incluindo protetor solar, repelentes, lanternas e cantis com água, alimentos e EPIs foram previamente providenciados sob orientação do guia contratado, além de kit de primeiros socorros.

As amostras foram enumeradas e acondicionadas, e na chegada do DQF-UFPE foram devidamente acondicionadas, finalizando-se os trabalhos às 21h30 do sábado 23/09.
Estão sendo feitas imagens de microscopia de força atômica e eletrônica de varredura (MEV) das amostras selecionadas, com resultados muito promissores para bioinspiração de novos materiais, podendo resultar na elaboração de artigo com os estudantes envolvidos.


SOBRE O CATIMBAU

A biodiversidade do Catimbau é composta por vegetação do Bioma da  Caatinga, com espécies endêmicas, além de sua fauna com habitantes característicos do próprio bioma (raposa, tatu-peba, lagartos etc). Por meio das trilhas que foram feitas na aula de campo, a fim de explorar a biodiversidade do bioma, além de identificação de espécies da flora local, que gerou uma dissertação de mestrado (PGMTr-UFPE), também foi possível constatar monumentos geomorfológicos e sítios arqueológicos com pinturas rupestres estimadas em até 6 mil anos.

A área de 62. 294,14 hectares do parque Nacional do Catimbau, também conhecido por Vale do Catimbau, é gerida pelo ICMBio.

Veja algumas fotos da aula de campo:
































Nenhum comentário:

Postar um comentário